terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aulas na Pós-Graduação Fotografia

No final de Setembro/2011, convidado pelo seu coordenador, Prof. Dr. Andreas Valentim, tive o prazer, de ministrar duas aulas no curso de Pós-Graduação FOTOGRAFIA - IMAGEM, MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO, do Instituto de Humanidades, da Universidade Candido Mendes, a exemplo dos anos anteriores.
As aulas versaram sobre temas que desenvolvi nos últimos anos, na área acadêmica e em pesquisas.
A primeira teve por base minha dissertação de mestrado A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história, apresentada ao PPGHC – Programa de Pós-Graduação em História Comparada, no IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2008.
A segunda, foi justamente referenciada neste projeto A Foto Histórica (e suas histórias) no Brasil, assunto deste blog.
.
.
Fiquei muito bem impressionado com o grau de interesse e dedicação da turma deste ano, bem madura e com interesses bastantes amplos. Alguns têm projetos em andamento (por exemplo, a pesquisa sobre festas populares de Luiz Sombra), outros são profissionais em arquivos e museus, e vários fazem do curso um importante investimento de ordem pessoal.  
Agradeço a todos a boa acolhida e o interesse que demonstraram nas aulas.

3 comentários:

Maria Luiza Mesquita disse...

Nós é que agradecemos o privilégio de ter tido aulas com você. Foram excelentes!
Boa sorte nos novos projetos!

MEMÓRIAS CAMINHADAS disse...

Uma pena o blog dar uma parada. Aprendi muito com ele. Mas é assim mesmo,cada coisa tem seu momento.
Sorte e energia em seus novos projetos!!!!
Beijos
Márcia Hortência

Iram Rubem disse...

AGUINALDO, MUITO OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE PÓS. FOI EXCELENTE E DEU-ME, PESSOALMENTE, A OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DO GRUPO DE SEUS EX-ALUNOS, JÁ QUE NA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, NA UCAM, FUI ALUNO DO GURAN. VALEU, MESTRE!